Cidades da Grande Belém retomam calendário escolar após novo recesso causado pela COP 30

As redes municipais de ensino de Belém, Ananindeua e Marituba iniciaram, nesta segunda-feira, o retorno às aulas após mais um período de pausa no calendário escolar motivado pela realização da COP 30, que ocorreu em novembro e impactou a dinâmica da região metropolitana.

Recesso antecipado e divisão das férias ao longo do ano

Neste ano, os estudantes desses três municípios passaram por uma organização atípica do cronograma letivo. Para viabilizar as atividades e a logística da conferência da ONU, parte das férias que normalmente ocorre em julho foi antecipada.

Em julho, os alunos tiveram duas semanas de recesso, ajustadas previamente pelas secretarias municipais.

Em novembro, durante os dias de maior movimentação da COP 30, as aulas foram novamente suspensas, resultando em um segundo período de descanso obrigatório.

A divisão das férias em duas etapas foi adotada como medida para reduzir o fluxo de pessoas nas ruas durante o evento internacional, além de facilitar mobilidade, segurança e organização dos serviços públicos.

Impacto no calendário e necessidade de reorganização

Com dois recessos separados ao longo do ano, as secretarias de Educação agora trabalham para reorganizar o restante do calendário de 2025. Apesar das mudanças, os municípios garantem que a carga horária mínima prevista em lei será cumprida.

As escolas também começam a ajustar conteúdos, reposições e avaliações finais para que o ano letivo seja concluído sem prejuízos ao aprendizado.

Enem em datas distintas nos três municípios

Outro ponto afetado pela COP 30 foi a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já que cada uma das três cidades precisou adotar datas diferentes para a realização da prova, devido à logística de trânsito, segurança e disponibilidade de espaços.

A variação nas datas exigiu reforço no planejamento das equipes educacionais e atenção redobrada dos estudantes que se preparavam para o exame.

Retorno prevê rotina normalizada

Com a conferência internacional encerrada e a região retomando sua normalidade, as aulas voltam a acontecer regularmente nas três cidades. O foco agora é prosseguir com as atividades até o fechamento do ano letivo, garantindo que estudantes e professores possam cumprir o planejamento escolar reorganizado.

Tags

Compartilhe esse post

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore