No último domingo (15), uma operação coordenada entre as forças de segurança do Brasil e do Peru resultou na apreensão e destruição de três aviões utilizados para o tráfico internacional de drogas. As aeronaves foram localizadas em uma pista clandestina situada na comunidade indígena Nova Galiléia, que faz parte do distrito peruano de Ramón Castilla, nas proximidades da fronteira com o estado do Amazonas.
As informações fornecidas pela Polícia Nacional do Peru indicam que os aviões, identificados com prefixos brasileiros, eram empregados na logística de transporte de drogas da região peruana para o Brasil, com decolagens previstas a partir dos estados do Pará e Mato Grosso. A operação teve como objetivo não apenas a destruição das aeronaves, mas também o enfrentamento da produção de drogas na área.
Ainda segundo as autoridades peruanas, os aviões foram incinerados junto a produtos químicos utilizados na fabricação de pasta base de cocaína. As buscas continuam na intenção de identificar e capturar os pilotos responsáveis pelas aeronaves. A ação contou com a colaboração da Polícia Federal brasileira, que mobilizou a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Tabatinga e Manaus, além de unidades das polícias militares do Amazonas e Mato Grosso, como a Companhia de Operações Especiais (COE) e o Grupo Especial de Fronteira (Gefron). O Exército e a Divisão de Manobras Contra o Tráfico de Drogas do Peru também estiveram envolvidos na operação.
ℹ️ Este conteúdo foi reescrito por Inteligência Artificial a partir da fonte citada. As informações foram adaptadas mantendo os fatos originais.



