Operação Internacional Desmantela Estaleiro de Narcosubmarinos na Ilha de Marajó, Pará

Uma operação internacional conjunta, denominada “Operação Lupus“, envolvendo forças policiais do Brasil, Espanha, Portugal e a DEA dos Estados Unidos, resultou na localização e desmantelamento de um estaleiro clandestino na ilha de Marajó, no estado do Pará. Este estaleiro era utilizado para a construção de embarcações semissubmersíveis, conhecidas como narcosubmarinos, destinadas ao transporte de grandes quantidades de cocaína para a Europa.

A ação foi desencadeada após a interceptação de um narcosubmarino em março, a 680 milhas náuticas ao sudoeste das Ilhas Canárias, transportando 6,6 toneladas de cocaína. As autoridades brasileiras confirmaram que a embarcação havia sido construída no estaleiro agora desmantelado.

Durante a operação, cinco indivíduos foram detidos. A investigação permanece em andamento para identificar e capturar outros envolvidos na fabricação, logística e financiamento dessas embarcações.

Os narcosubmarinos são embarcações artesanais, capazes de navegar parcialmente submersas, dificultando sua detecção. Desde 1993, mais de 300 dessas embarcações foram interceptadas em operações internacionais.

A Operação Lupus destaca a importância da cooperação internacional no combate ao narcotráfico e reforça a necessidade de vigilância contínua nas rotas marítimas utilizadas por organizações criminosas.

Tags

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore